Maio de 2017

('Mãe! Eu sou uma pizza!')

Atualizações:

-> Capoeira - Pequena começou na aula de Capoeira e tem demonstrado bastante entusiasmo e interesse. Tem dias que não fala em outra coisa a não ser que é dia de Capoeira. Bate no pandeiro de brinquedo, canta as músicas (ok, ela não canta, mas eu sei que a intenção é essa), e fala (incontáves vezes): 'Ginga mãe, ginga!'

-> Antecipando diálogos - Comecei a observar (no final de Maio) que ela vem antecipando diálogos. Seria como 'precipitar' ou supor oq eu irá acontecer: quando estamos nos aprontando para algum lugar ou alguma coisa que ela sabe que irá acontecer naquele dia em específico, não necessariamente instantâneo, pode ser algo que ainda acontecerá (futuro) ela pergunta: 'E o que fulano irá dizer? E o que eu irei responder?' Eu não respondo, eu pergunto a mesma coisa e ela me traz o diálogo pronto. Como se estivesse ensaiando a ação futura. Perguntei a outra mãe que possui um filho autista e ela disse que poderia ser a ansiedade da letícia falando mais alto. E sim, ansiedade é algo muito complicado aqui em casa. Mãe e filha. De qualquer maneira, estou atenta.

-> 'L' e 'R' - Nada de proncuniar a letra L ou a letra R... E isso é frustrante de diversas maneiras: a necessidade de ter um fonoaudiólogo é iminente mas ao mesmo tempo sei que em Guapimirim não tem estrutura alguma nesse sentido. Ir para Teresópolis ou Rio de Janeiro é cansativo em termos de elaborar toda a ida e vinda. Mas... Não teremos jeito. Tô me preparando psicologicamente para correr atrás disso pois sozinha não conseguirei. Na primeira semana de Junho a tia da escola disse que colocou Letícia de castigo por ela ter xingado o coleguinhga de 'viado'. Estranhei. Letícia não fala palavrão. Mas como na escola o comportamento é outro e a influência dos 'amigos' é grande... Passei o final de semana observando ela com relação a isso e, eis que magicamente, no domingo, Letícia solta: 'Mãe, este brinquedo aqui está viado'. VIRADO! A não pronúncia do R começava a dar os primeiros sinais de que algo deveria mudar pois estava atrapalhando. Na segunda expliquei a professora o que, com certeza, havia acontecido. Coisas que só mãe entende.

-> Baby Alive - Desde que Letícia começou a assistir vídeos (canais) no Youtube de crianças da mesma idade dela, que brincam com as bonecas Baby Alive ela tem desenvolvido mais o vocabulário, brincadeiras e o desejo de ter uma boneca dessas. No aniversário eu, o avô materno e uma amiga dividmos o valor e presenteamos ela. É seu brinquedo favorito. Não larga a boneca por nada. Depois da escola, antes de dormir, antes de sair... Tudo ela se despede, conversa... Ela diz que é a filha dela. :)

Acho que é isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo e calcinhas maiores no varal