Respirando


A verdade é que desde a 'descoberta' de que havia algo 'errado' com a pequena eu não tenho feito um acompanhamento por escrito. Sempre tive a vontade, mas faltava tempo - em meio a tantos médicos, acompanhamentos, estratégias, dia-a-dia corrido, trabalho etc.

Letícia sempre me chamou a atenção: demorou por demais a andar e a falar. Quase 2 anos de idade quando tudo veio, uma coisa atrás da outra.

Foi através da ortopedista (Dr. Sandra, lá na Tijuca/RJ) que surgiu o 'estalo', um encaminhamento para o neuro pois os pézinhos tortos dela, que havíamos passado 1 mês com bota de gesso para consertar, poderia ser alguma coisa relacionada com alguma Síndrome. A saga começava.

Corre pra neuro, marca mais de 1 opinião - calhou de ser na mesma época em que estávamos de mudança do Rio de Janeiro para Guapimirim... Marquei, literalmente, uma marotona de médicos para letícia em teresópolis. descobri que em Guapimirim não tem nenhuma ajuda em termos de médicos e terapias... :/

Fono, fisio, neuro, psiquiatra, pediatra, otorrino... Tudo que vocês podssam sequer imaginar, eu e Letícia estávamos lá. Corremos também pra Rede Sarah - por indicação de uma amiga de infância. O que auxiliou bastante para exames que eu não conseguiiria pagar. Tivemos auxílio de geneticista (que após 2 anos na empreitada) chegou ao limiar de não ter mais opções a nos apresentar. E isso me destruiu.

Eu estou, hoje, exausta num nível que somente eu posso compreender. Mas lá no fundo sei que ainda tenho forças para lutar, ainda mais.

A questão é que estou verdadeiramente cansada de sair de casa, enfrentar mil obstáculos e não ter o aopio ou a resposta que gostaria.

Decidi dar um tempo.

Dar um tempo para eu respirar. Para Letícia desenvolver livre e sem aquela forçação de barra.

Mas não paro de ler. Não paro de pesquisar sobre as mais variadas Síndromes e tudo que me chama atenção sobre comportamento infantil e que se emparelha com Letícia e seu dia a dia. O que mais tem chamado minha atenção - e mesmo sem o diagnóstico certo - é o Autismo.

Estar categorizada (rotulada?!) no CID 10, F83 me dá uma certa raiva. É muito vago. É muito pouco. A ânsia pelo diagnóstico não é para rotular ou dar algum tipo de sentença para minha filha, é para eu saber ainda mais como lidar com o que há por vir. Mas enfim.
Vamos que vamos.

Ainda não acredito que ela já tem 5 anos...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo e calcinhas maiores no varal

Maio de 2017